quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Funai fecha garimpo ilegal em Reserva Ianomâmi no norte de Roraima


Oito garimpeiros foram presos e entregues à Polícia Federal.
Eles irão responder em liberdade pelo crime de garimpo ilegal.
Do Globo Rural

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2012/10/funai-fecha-garimpo-ilegal-em-reserva-ianomami-em-roraima.html


A Funai fechou um garimpo ilegal dentro da Reserva Ianomâmi, no norte de Roraima. Oito pessoas foram presas.

A água de tom avermelhado é sinal de garimpo em atividade. O rio dá acesso ao local onde estão os garimpeiros. No meio da mata foi feita uma pista de pouso clandestina.

No garimpo, duas bombas jogavam água no lugar onde os garimpeiros utilizavam mangueiras para desbarrancar a área. O cascalho seguia por um tubo e era separado por uma máquina. O ouro ficava no tapete. Já o cascalho e o barro eram espalhados na natureza. Os oito garimpeiros encontrados no lugar não reagiram. Os próprios índios destruíram os barracos e as máquinas.

A área Ianomâmi tem 9,5 milhões de hectares. Para chegar até locais de difícil acesso, os garimpeiros admitem receber ajuda das poucas tribos que apoiam o garimpo. “Agrada eles com besteirinha. Depois que passa, eles ficam como estão agora”, diz o garimpeiro.

"Recebemos informações das comunidades da região, das lideranças Ianomâmi que eles já estavam cansados do garimpo nessa região. Já tinham sido feitas várias operações e eles falaram que se não tivesse o apoio do estado eles viriam e eles mesmos iriam retirar o garimpo daqui", diz João Catalano, Funcionário da Funai.

Os garimpeiros, que foram entregues à Polícia Federal, irão responder em liberdade pelo crime de garimpo ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...