quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Seminário discute licenciamento para o manejo florestal no Nordeste


http://www.semace.ce.gov.br/2012/10/seminario-discute-licenciamento-para-o-manejo-florestal-no-nordeste/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
31/10/2012

No período de 13 a 14 do corrente mês, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Diretoria Florestal (Diflo), participou do Seminário “Licenciamento para o Manejo Florestal Sustentável na Região Nordeste”, em Natal. O evento foi promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro, em parceria com a Associação Brasileira de Entidade Estadual de Meio Ambiente (Abema) e o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

O objetivo do seminário foi compartilhar experiências nos processos de licenciamento nos estado do Nordeste no que de refere ao manejo florestal sustentável. Representando a Semace estiveram o superintendente, José Ricardo Araújo, o gerente de Cadastro e Extensão Florestal, José Meneses Júnior, e o engenheiro florestal, Geraldo Martins Resende de Melo.

O manejo dos recursos florestais da Caatinga se apresenta com um grande potencial de promover o desenvolvimento do Nordeste, ao aliar a inclusão social com a sustentabilidade ambiental, não só por meio da oferta sustentável de biomassa florestal como também através da produção não-madeireira, importante na geração de trabalho e renda para milhares de famílias na região.

Atividades econômicas importantes em vários estados do Nordeste como gesseiro, cerâmica, têxtil, sem mencionar os milhares de lares e pequenas empresas têm sua base energética baseada em lenha e carvão. Os estudos demonstram que os recursos florestais representam cerca de 30% da matriz energética na região, embora, via de regra, explorados às margens da sustentabilidade.

Ciente de que os estados do Nordeste encontram-se em diferentes estágios de demanda por estes processos de análise e licenciamento do manejo florestal sustentável, encurtando-se tempo sem perder qualidade.

Além do estado do Ceará, participaram do evento representante dos órgãos estaduais de meio ambiente de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Bahia, Sergipe e Pernambuco.
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...