quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Térmicas com fatia de 40% da energia gerada


31/10/2012 -
http://www.portalpch.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8234:31102012-termicas-com-fatia-de-40-da-energia-gerada&catid=1:ultimas-noticias&Itemid=98

O nível dos reservatórios no Nordeste continua em estado crítico. E a solução encontrada pelo governo para garantir o abastecimento energético da região foi o acionamento das usinas termelétricas, que serão responsáveis por produzir 40% da energia consumida pelos nordestinos nas próximas semanas. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), só a Endesa Fortaleza utilizou, em setembro, mais de 25.000 megawatts/hora obtidos por meio de geração fora da ordem de mérito (à qual se recorre em casos mais emergenciais, principalmente, em tempos de seca).

Alternativa das usinas termelétricas gera custos, que acabam sendo absorvidos pelo consumidor geral nas contas de energia FOTO: FÁBIO LIMA

Para se ter uma noção, a carga é suficiente para iluminar uma cidade com 1 milhão de habitantes por cerca de um mês. Entre março e julho, outros 59.000 MW/h já haviam sido enviados ao Sistema Interligado Nacional por esse intermédio.

A maior parte da ajuda, no entanto, vem do Sudeste, região onde os despachos têm sido ainda mais intensos. Conforme dados do ONS, foram contabilizados 244 mil megawatts/hora gerados fora da ordem de mérito de custo no mês passado.

Custos

É importante lembrar que a alternativa das térmicas gera custos, os quais acabam sendo absorvidos pelo consumidor na tarifa de energia. A opção básica (dentro da ordem de mérito) são as hidrelétricas, mas em tempos de estiagem, a capacidade geradora dessa fonte é reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...