sábado, 27 de outubro de 2012

ibama embarga área por desmatamento ilegal no Mato Grosso

http://www.bluue.com.br/noticias/ibama-embarga-area-por-desmatamento-ilegal-no-mato-grosso?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ibama-embarga-area-por-desmatamento-ilegal-no-mato-grosso#prettyPhoto


Foi estimado que a área desmatada ilegalmente atingiu a extensão de 6.465 hectares (cerca de 6.500 campos de futebol). Á área foi embargada pela operação Soberania Nacional, que objetiva combater o desmatamento ilegal na Amazônia Legal.



Agentes do Ibama apreenderam 10 tratores de esteira utilizados para o desmatar grandes áreas, dentre eles, 4 tratores de pneus e um caminhão na região de Feliz Natal (536 km de Cuiabá), região Norte do Estado do Mato Grosso. As multas somaram cerca de 22 milhões de reais.

As principais estratégias do Ibama no combate ao desmatamento são a ocupação de 100% de todos os polígonos (áreas indicativas de degradação ambiental) detectados pelo satélite por meio da Deter ( Detecção de Desmatamento em Tempo Real) e a descapitalização dos infratores.

Os agentes ambientais, usando helicópteros, veículos adaptados ao solo amazônico, satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e com apoio de peritos em geoprocessamento, fazem uma varredura de todas as áreas com possibilidade de degradação na cobertura florestal.

Em relação à descapitalização, todo maquinário utilizado como instrumento para o desmatamento ilegal será apreendido. Áreas abertas ilegalmente serão embargadas e o produto nelas plantado ou gado nelas criado será doado aos programais sociais do Governo Federal.

Além disso, o comerciante que vender produtos de áreas embargadas será responsabilizado subsidiariamente nos processos administrativo e criminal.

Segundo o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano de Meneses Evaristo, a prioridade no combate ao desmatamento é a descapitalização do infrator.

Todo proprietário que desmatar ilegalmente na Amazônia brasileira terá seu maquinário apreendido, haverá o perdimento dos bens usados no crime ambiental, e os equipamentos serão doados a instituições públicas.
Fonte: Mídia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...