terça-feira, 4 de setembro de 2012

Registro Público de Emissões

http://www.registropublicodeemissoes.com.br/
dica FGV online
texto do site


O Registro Público de Emissões é uma plataforma online desenvolvida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol para elaboração e divulgação dos inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa (GEE) das empresas participantes do Programa de forma transparente, rápida e simples, sendo o primeiro deste tipo no país. O Registro é composto de duas interfaces: área restrita e área pública.

A área restrita foi lançada em 22 de junho de 2010 e representou um grande avanço na elaboração dos inventários corporativos de GEE. As empresas participantes do Programa passaram a relatar suas emissões em um sistema online automatizado, tornando o processo de elaboração dos inventários mais rápido e simplificado.

Em 10 de agosto de 2011 foi apresentada pela primeira vez a área pública do Registro. O objetivo da área pública é permitir o acesso aos dados dos inventários publicados no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol a todo tipo de público de forma didática, agregando transparência ao processo. A partir deste website, é possível ter acesso a gráficos interativos e ao download dos inventários corporativos, além do registro histórico das emissões de todas as empresas participantes. Assista ao lado o vídeo explicativo.

Os principais objetivos do Registro são:

Promover o reconhecimento das organizações participantes pela iniciativa voluntária de transparência, frente a stakeholders cada vez mais atentos à responsabilidade socioambiental corporativa;
Auxiliar os agentes privados e públicos na definição de estratégias para mitigação de GEE;
Preparar as organizações brasileiras para futuros marcos regulatórios sobre mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
Integrar os esforços do Programa Brasileiro GHG Protocol  e da Plataforma Empresas Pelo Clima  com as ações da Política Nacional de Clima, das políticas estaduais e do cumprimento da meta anunciada em Copenhagen;
Criar vasto banco de dados que facilite o estabelecimento de benchmarks setoriais e que sirva de base para a elaboração de políticas públicas coerentes.

O Programa Brasileiro GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol (também denominado apenas como Programa Brasileiro) foi lançado em 2008 visando promover a gestão voluntária de gases de efeito estufa (GEE), através de capacitação técnica e institucional para a contabilização de GEE e a preparação de inventários no nível organizacional. Trata-se de uma parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do World Resources Institute (WRI), apoiada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD).

O objetivo do Programa Brasileiro é promover uma cultura permanente de elaboração de inventários corporativos de GEE e a divulgação de informações sobre emissões de GEE no Brasil. Também tem por objetivo capacitar organizações brasileiras, fornecer uma plataforma para a publicação de inventários de GEE (o Registro Público de Emissões) e criar um fórum para a troca de informações e para debates envolvendo o público interessado. Tendo em vista tais objetivos, o Programa Brasileiro promove a contabilização, o cálculo e a elaboração de relatórios de informações sobre emissões de GEE com base nos princípios de relevância, integralidade, consistência, transparência e exatidão.


COMO POSSO TER ACESSO E PUBLICAR MEU INVENTÁRIO NO REGISTRO?

O acesso à área restrita do Registro é destinado apenas às empresas participantes do Programa Brasileiro GHG Protocol e se dá através de um login e senha. Para participar da iniciativa e ter seu inventário de emissões de GEE publicado no Registro é necessário o pagamento de uma taxa anual. Os logins e senhas possuem validade até agosto de cada ano, podendo ser renovados. Caso tenha interesse clique aqui ou envie email para ghgprotocolbrasil@fgv.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...