domingo, 7 de outubro de 2012
Desafios do próximo prefeito de Resende - VI: Qualificar a coleta de lixo e a capacidade de observa-lo
LF Cesar
http://ambienteregionalagulhasnegras.blogspot.com.br/2012/10/desafios-do-proximo-prefeito-de-resende_2736.html
Retomando o valor das periferias, zonas rurais e áreas turísticas de Resende, o próximo prefeito tem um desafio quase banal, embora importantíssimo: Qualificar a coleta de lixo e a capacidade de observa-lo.
O assunto é recorrente nesta série porque percorro a pé ou de bicicleta as estradas da Serrinha e de acesso a Mauá quase diariamente. Nesses percursos é impossível não observar centenas de resíduos, embalagens de todo tipo, sacos plásticos, garrafinhas, latas e outros menos identificáveis.
Mas ao aprofundar o tema e a capacidade de observação salta aos olhos o acúmulo de lixo também em áreas centrais e de grande visibilidade de Resende. As cabeceiras das pontes, do Paraíba e do Sesmaria, são alguns dos pontos preferidos (ou detestados?), com grande quantidade de resíduos.
Quero crer que existe coleta regular nesses locais, mas o fato é que o lixo esta lá, embora não tenha nascido ali. Alguém colocou e alguém não retirou na mesma velocidade e proporção. Portanto, existem dois problemas: O vazamento de lixo por pessoas que não tem educação adequada e a baixa sensibilidade ou incompetência daqueles que tem o dever de coletar e também de prevenir o problema. No caso da prevenção é urgente que se utilizem das ferramentas de educação e de comunicação para mudar o padrão de comportamento, tanto daqueles que sujam, como daqueles que precisam estar mais mobilizados para efetivarem a devida limpeza.
É possível que os contratos de varrição não prevejam certas situações, ou que não estejam sendo fiscalizados, mas a origem dessa situação pode estar no estado de anestesia quase generalizada que parece existir em relação a detalhes do meio ambiente. Lixo em margem de rios, ao longo de estradas ou embaixo de pontes não pode ser considerado como algo normal e inevitável com que se deva conviver.
Posted 2 days ago by Luis Felipe Cesar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário