quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RECICLA NORDESTE


A RECICLA NORDESTE – Feira e Seminário de Reciclagem, Meio Ambiente e Sustentabilidade é o principal e maior evento do setor a nível regional. Reúne em Fortaleza, a capital nordestina dos eventos, profissionais que trabalham com materiais recicláveis em escala industrial. É composto por uma feira de produtos e serviços e por um extenso programa de palestras e atividades, focadas nos processos e desafios da indústria da reciclagem dos mais diferentes tipos de materiais recicláveis.

Realização do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará (SINDIVERDE) com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), a RECICLA NORDESTE acontece dias 17, 18 e 19 de outubro no novo Centro de Eventos do Estado do Ceará, em Fortaleza. Vai reunir cerca de 10 mil visitantes, interessados na cadeia produtiva da reciclagem, indústria de transformação, e de segmentos consumidores, como embalagens, construção civil, hospitalar, transportes, máquinas e equipamentos, e bens de consumo do Brasil e do exterior.

Reciclar, um bom negócio, é o tema desta 3ª edição. A Feira da Indústria da Reciclagem e Transformação; o Seminário Reciclagem e Meio Ambiente; e a Mostra de Tecnologias Sociais e Economia Solidária, são os eventos “âncoras” da RECICLA NORDESTE que acontecem paralelamente e de forma simultânea. Propiciam ao participante, além de informação e conhecimento tecnológico relativo ao setor e suas aplicações, a oportunidade de criar estratégias, gerar e ampliar negócios e a sua renda, com base nessas informações.

É premissa da RECICLA NORDESTE, apresentar o que há de melhor e mais avançado em termos de inovação e tecnologia no seguimento da reciclagem e da indústria da transformação. É um grande atrativo para investidores e empresários que desejam estreitar contatos com empresas do setor, fazer negócios, e expandir suas redes de relacionamentos comerciais. Tendências, inovação e tecnologia, práticas ambientais bem sucedidas e proatividade, são marcas registradas dos expositores e palestrantes que transformam o evento em um importante centro gerador de experiências e de bons negócios.

A RECICLA NORDESTE,como acontece desde a 1ª edição (2010), traz como eixo transversal, a “sustentabilidade”. A educação e a responsabilidade sócio ambientais, também permeiam a iniciativa através de mostras, palestras, oficinas e inúmeras outras atividades culturais e educacionais, empreendidas para estimular a mudança de hábitos com relação à prática da coleta seletiva, e, consequentemente, fomentar a reciclagem. A proposta é também, disseminar a cultura do reaproveitamento de materiais, o consumo consciente e a conservação dos recursos naturais.

A edição 2011 da RECICLA NORDESTE alcançou recordes de visitação, de expositores, de congressistas, e de volume de negócios. Recebeu seis mil visitantes, 50 expositores, e realizou vendas na ordem de R$ 5,5 milhões, e R$ 4,5 milhões em negócios prospectados. Arrecadou cerca de uma toneladas de alimentos que foram doados para a associação de catadores – SOCRELP – do bairro do Pirambu, em Fortaleza.


Programação Preliminar (Sujeita a alterações)

Dia 17 de outubro de 2012

14h00
Palestra Magna
OS DESDOBRAMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: O PAPEL DA INDÚSTRIA.
Resumo: A PNRS e seus desdobramentos e implementação naindústria, comércio, governo e terceiro setor. Como as políticas públicas, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, alteram o cotidiano das empresas? Como fazer a gestão de aspectos como a implantação do sistema de logística reversa? Quais oportunidades de desenvolvimento de tecnologias e geração de trabalho e renda podemos esperarna cadeia reversa da indústria? Quais iniciativas de instituições com atuação expressiva no gerenciamento e reciclagem de resíduos têm sedestacado e podem ser referenciadas?

15h30
Painel: Logística Reversa: O papel da Indústria e do Poder Público

Dia 18 de outubro de 2012

14h00
Palestra Magna
A CONTRIBUIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

15h30
Painel
RECICLAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DAS COOPERATIVAS DE CATADORES E DAS ENTIDADES CORPORATIVAS
Peça central da reciclagem, o catador empreendedor em parceria com a indústria recicladora pode fazer a diferençaem todo o processo de beneficiamento de resíduos.

Dia 19 de outubro de 2012

14h00
Palestra Magna
COMO “RECICLAR” O ICMS DOS BENS DE CONSUMO RECICLADOS?

15h30
Painel:  GESTÃO DE RESÍDUOS: PLÁSTICOS, COM QUE SACOLA EU VOU?
Solenidade de Abertura

16h00
Abertura da Feira /Corte da Fita
Atração Musical
Solenidade de Encerramento

18h00
01. Composição da Mesa
02. Palestra Magna:INCENTIVOS A CADEIA PRODUTIVA DA RECICLAGEM Um dos maiores entraves para a reciclagem é a multitributação. O objetivo é fazer com que o produto que seja fabricado com matéria-prima reciclada não seja tributado da mesma forma que o produzido com matéria-prima virgem, o que representaria na verdade uma bitributação. Para tratar do tema, o Deputado Sandro Mabel empreende ações no Congresso Nacional na busca deincentivos fiscais e tributários à Cadeia Produtiva da Reciclagem.
O parlamentar contribui com propostas para que a desoneração no setor avance inclusive com um projeto específico para beneficiar os trabalhadores do setor.
03. Entrega dos prêmios


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...