Resende -RJ
SEMANA C&T - 2012
PROGRAMAÇÃO - RESENDE
QUARTA-FEIRA - 17 DE OUTUBRO
8h – A experiência do CE Dr João Maia em Educação Ambiental – Genise de Moura Freitas Ferreira (SEEDUC/RJ)
Relato da experiência pedagógica dos projetos: Jornada de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar. O primeiro acontece anualmente desde 2006 e tem como principal objetivo estimular práticas de Educação Ambiental que envolvam a comunidade escolar e parceiros. O segundo é resultado do Curso de Aperfeiçoamento Educação Ambiental e Agenda 21 escolar: formando elos de cidadania à distância, promovido pela UERJ em 2009 e que teve como finalidade redigir a Agenda 21 da escola.
9h – Arquitetura sustentável – Wellington Renó Kneip (PMR)
Os caminhos da sustentabilidade na arquitetura e no urbanismo. O que podemos fazer já e o que podemos buscar para o futuro.
10h – Ações do Ministério Público Federal em questões ambientais – Izabella Marinho Brant (MPF/RJ)
Pretende-se apresentar um panorama da tutela do meio ambiente na Constituição Federal de 1988, apontando as atribuições do Ministério Público Federal em matéria ambiental, com enfoque nas questões que ensejam maior atuação nos municípios da região.
11h – Desenvolvimento econômico e preservação ambiental: um paradoxo? – Gláucio Julianelli (CMR)
Discussão dos dois pontos essenciais ao desenvolvimento humano na Região das Agulhas Negras, cujas cidades apresentam semelhantes aspectos culturais, educacionais, geográficos e econômicos. São analisadas também a situação atual e as possibilidades futuras das principais vertentes de crescimento: Indústria, Agricultura e Pecuária, Comércio e Serviços.
14h –"Mata Atlântica – Conhecer para conservar e usufruir de forma sustentável" – Adriana Deslandes – (SEEDUC/RJ)
A conservação da Mata Atlântica vem sendo cada vez mais importante devido à grande riqueza de biodiversidade que abriga em uma área tão pequena já tão devastada historicamente. Hoje, uma boa parte, encontra-se preservada em locais de difícil acesso, ou protegidas em Unidades de Conservação. Sua riqueza de espécies e os diferentes gradientes de vegetação que vão mudando a paisagem de acordo com a altitude – desde a beira-mar até os picos das serras – possibilitam uma gama enorme de recursos naturais que precisam ser conhecidos e usufruídos de forma sustentável para que possam ser aproveitados sem que, para isso, sejam extraídos ou esgotados. O intuito deste trabalho é o de apresentar este rico ecossistema, informar sobre os impactos que o homem vem causando a ele e como podemos conservar os fragmentos que restam de forma sustentável para as atuais e futuras gerações.
15h – Reflexões sobre a relação Homem-Natureza – Priscilla Maia Rangel (EICOS/UFRJ)
Com base em pesquisa de doutoramento no Programa de Estudos Interdisciplinares de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, do Instituto de Psicologia da UFRJ, a palestra visa apresentar as ideias centrais do pensamento naturalista do psicossociólogo francês Serge Moscovici (1925), um dos inventores da ecologia nos anos de 1970. Segundo as ideias do autor, ao buscar libertar o homem da selvageria da natureza, a modernidade teria apresentado uma série de restrições onerosas e insustentáveis. A lógica dominante seria a de que a sociedade é uma modalidade de esquecimento da natureza. E a ecologia é proposta como o estudo das inter-relações complexas homem e natureza.
16h – Biodiesel como alternativa energética – Wolney de Jesus Jardim (SEEDUC/RJ)
O Brasil tem procurado alternativas aos combustíveis fósseis. Uma das experiências mais promissoras é o biodiesel, que é um combustível de origem vegetal capaz de diminuir a emissão de carbono e, em consequência, os efeitos na atmosfera, que podem gerar efeito estufa e aquecimento global. Há várias matérias primas possíveis para a produção do "diesel verde", entre elas algumas que são de consumo humano. Assim nasce o dilema: plantar para comer ou para gerar energia?
QUINTA-FEIRA - 18 DE OUTUBRO
8h – Projeto Utopia: cidade sustentável – Rudolf Rotchild Costa Cavalcante (SEEDUC/RJ)
Partindo das ideias de Zigmunt Bauman e Thomas Morus, a proposta pedagógica foi fazer com que os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Braile Neto, Colégio Estadual Doutor João Maia e Colégio Resende pudessem explorar a discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável através de um Projeto que os fizesse pensar numa cidade que pudesse ser totalmente sustentável. Usando uma metodologia integrativa entre arte e sociologia, cada projeto de cidade produziu conhecimento a partir de diálogos, intervenções, discussões e apresentações.
9h - O desafio da sustentabilidade: entre a quebra de paradigmas e a perspectiva unilateral capitalista – Frederico S. Ribeiro (SEEDUCRJ)
Os últimos 100 anos da história humana foram marcados por evoluções tecnológicas sem precedentes. Cada vez mais a razão humana e a ciência avançaram na tentativa de dominar a natureza. Esse esforço humano não ocorreu ao acaso, ao contrário, foi determinado pela conjuntura histórica da sociedade ocidental pós revolução industrial. A relação entre o homem e o ecossistema foi mediatizada pela visão técnico-científica à serviço do sistema capitalista. A natureza passou a ser percebida somente como uma fonte de recursos, de matérias primas, simples insumos para o processo industrial. O impacto da industrialização na natureza foi tão intenso quanto na sociedade, ao mesmo tempo o sistema capitalista industrial produziu desigualdade social e destruição dos ecossistemas em larga escala, ou melhor, em escala nunca antes observada em toda a história humana. Temos o dever de debater se vamos querer vencer os velhos paradigmas capitalistas da sociedade de consumo, único entrave estrutural para a mudança que tanto necessitamos.
10h – A Energia Nuclear e a Sustentabilidade – João Gonçalves (INB)
A geração de energia elétrica por fonte nuclear não pode deixar de fazer parte da matriz nacional. Afinal, ela é uma forma de energia limpa, altamente produtiva, que utiliza um combustível disponível no País (o Brasil possui a sexta maior reserva de urânio do mundo, com apenas 30% de seu território prospectado) e uma tecnologia já dominada pelos técnicos brasileiros. Para que o país cresça será necessário grande investimento para que nossa matriz energética seja dotada de quantidade de geração primária suficiente para fazer frente a este crescimento. Basicamente, necessitamos realizar nos próximos 35 anos aquilo que fizemos nos últimos 70 anos, sendo que não há mais oportunidades para grandes hidrelétricas, como as do sistema Paulo Afonso, Tucurui, Itaipu e agora Belo Monte. Os benefícios do uso pacífico desta tecnologia na moderna medicina, na agricultura, na conservação de alimentos, nas ciências e na geração de energia, apontam para a necessidade premente de uma ampla discussão com a sociedade, de maneira que a tecnologia nuclear possa ser colocada a serviço da nação, de forma soberana, estratégica e vantajosa para ampliação da qualidade de vida e sustentabilidade do povo brasileiro.
11h – Avaliação das águas do alto rio Preto - Região de Visconde de Mauá (RJ/MG) – Paloma Merces Carreño (SEEDUC/RJ).
A bacia do alto rio Preto abriga a região turística de Visconde de Mauá, que encontra-se em processo de expansão econômica e populacional. Este fato, unido a falta de medidas eficazes de saneamento básico na região tem gerado a degradação da qualidade das águas dessa bacia. Uma avaliação quali-quantitativa foi realizada em 12 pontos do alto do rio Preto, no trecho compreendido entre o limite do Parque Nacional de Itatiaia à cachoeira da Fumaça.
14h – A indústria do petróleo e seus impactos – Sérgio Machado Corrêa (UERJ)
A indústria do petróleo está intimamente ligada à vida de todos. Convivemos diariamente com derivados do petróleo, como o uso de combustíveis, uso de plásticos e borrachas, tintas, vernizes, fármacos, entre tantas outras aplicações. Porém, os impactos diretos e indiretos destes derivados do petróleo são relevantes. Nesta palestra serão abordados temas desde a origem do petróleo, sua descoberta, extração, transporte e processamento, sempre com o intuito de explicitar seus impactos no meio ambiente e mostrar potenciais oportunidades no mercado de trabalho.
15h – Ações do Instituto Educa Mata Atlântica – Rita Souza
O Instituto Educa Mata Atlântica é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos. Desenvolve projetos que visam o desenvolvimento sustentável de populações carentes através da produção de mudas e tornou os viveiros comunitários uma realidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Além dos viveiros de mudas nativas, o Instituto EDUCA, em parceria com o ITEB - Instituto Tecnológico da Borracha, mantém o Projeto Social "MARIA SERINGUEIRA" e uma unidade de plantio demonstrativa de seringueira no município de Quatis - RJ. As atividades de educação ambiental, sensibilização e treinamentos são desenvolvidas nas escolas e nas áreas de entorno aos projetos de reflorestamento e complementam o trabalho de conscientização sobre a preservação do bioma Mata Atlântica.
16h – Gestão e participação em comunidades da APA da Serra da Mantiqueira – Luis Felipe César (ONG Crescente Fértil)
Diversas iniciativas de construção da sustentabilidade a partir da gestão integrada e participativa têm ocorrido nos últimos anos na APA da Mantiqueira, envolvendo distintas comunidades, com níveis variados de efetividade. Quais são os principais atores desses processos e que resultados foram alcançados?
SEXTA-FEIRA - 19 DE OUTUBRO
8h – Promoção da saúde e mídia na educação para a sustentabilidade – Maria Olívia Brochado Baptistella, João Carlos Silva de Oliveira, Lauane Pereira Cardoso e Eliandra Luiza Cândido (SEEDUC/RJ)
Projeto interdisciplinar desenvolvido por alunos do curso normal do CE Pedro Braile Neto nos anos de 2011 e 2012 sob orientação da professoras Pamela Ullio e Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon. Discute a partir de uma visão crítica construtivista as doenças infantis tendo como ponto culminante a produção de um DVD que será avaliado e distribuído às escolas do município de Resende.
9h – Uso consciente dos recursos naturais – Sebastião Camargo
Estudioso e autodidata que coloca a nível molecular, quântico e comportamental a importância do uso consciente dos recursos ambientais.
10h30min – Coral EmCanto – Marlene Oliveira (PMR)
Ao longo dos três dias de debates acontecerá a Exposição Arte &Sustentabilidade – trabalhos de alunos do CE Dr João Maia orientados pelos professores Ana Lúcia Alfradique, Gustavo Nordskog e Michelle Vargas. O colégio fica na Praça Oliveira Botelho, s/nº , Centro, Resende.
SIGLAS:
SEEDUC/RJ – Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
PMR – Prefeitura Municipal de Resende.
MPF/RJ – Ministério Público Federal do Rio de Janeiro.
CMR – Câmara Municipal de Resende.
EICOS/UFRJ – Programa de Pós- graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CREAR – Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende.
INB – Indústrias Nucleares do Brasil.
UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
mais informações:
Pamela Ullio
bióloga, msc em educação ambiental
promocaodasaude2012.blogspot.com.br
e o e-mail é bethpam@hotmail.com
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